Ahimsa - A não violência
Ahimsa é o primeiro dos Yamas (prescrições éticas). A palavra “himsa” significa “injustiça” ou “crueldade” e adicionada ao prefixo “a” pode ser entendida como a ausência de Himsa, ou seja a “Não violência”.
Essa não violência vale para tudo na nossa vida: para com nós mesmos, para com os outros e o Planeta. É cuidar bem de si interna e externamente, cuidar da mente e do corpo. É optar por escolher sempre o caminho que for mais gentil, que gere o mínimo de violência possível.
Mas vamos para exemplos práticos! Procure dentro de você quantas vezes você se tratou de forma não gentil, em quantos pensamentos negativos e rudes você disse para si mesmo, em como você tem tratado seu corpo...
Nosso corpo é nosso templo, nossa casa, onde mora nossa alma e nosso coração. Devemos cuidar bem do corpo, sendo gentil com ele! Você pode praticar exercícios, beber água, meditar, cuidar da sua alimentação - todas essas são formas de praticar Ahimsa.
O mesmo se estende ao próximo, em como nos relacionamos com as pessoas e com nosso planeta - deveríamos todos cuidar da nossa natureza e animais, pois somos todos um! Praticar Ahimsa no planeta pode ser mais simples do que imagina: não jogar lixo na rua, rios, praia, tentar não desperdiçar alimentos, comprar apenas o que precisa, diminuir a quantidade de lixos e resíduos, optar por produtos que não agridam o ambiente, etc.
Sempre haverá situações em sua vida, no seu dia a dia para praticar Ahimsa.
Durante a prática de Yoga, quando estamos fazendo os Asanas (posturas) gosto sempre de enfatizar como é importante praticarmos Ahimsa - a não violência com o corpo e mente. Temos que nos desafiar nas posturas, sair da zona de conforto, mas sem machucar o corpo indo além do seu limite. Quando não conseguimos realizar uma postura perfeitamente também é importante não ser cruel consigo mesmo nos seus julgamentos e pensamentos, seja gentil e acolhedor praticando Ahimsa na sua mente e pensamentos também.
Para finalizar, deixarei um trecho de um livro que gosto muito, escrito pelo sábio T. K. V. Desikachar
Ahimsa é mais do que somente ausência de violência. Significa gentileza, amizade e consideração cuidadosa por outras pessoas e coisas. Devemos exercitar nossa capacidade de julgamento quando pensamos sobre Ahimsa. Ahimsa não necessariamente implica que não devemos comer carne ou peixe ou que não deveríamos nos defender. Simplesmente significa que devemos sempre agir com consideração e atenção em relação aos outros. Ahimsa também significa agir com gentileza para conosco. Podemos, como vegetarianos, nos achar em situações em que há apenas carne para comer. É melhor morrer de fome do que comer o que há? Se temos algo a fazer nessa vida, como família e responsabilidades, deveríamos então evitar qualquer coisa que nos causasse dano ou nos impedisse de cumprir nosso dever. A resposta nessa situação é clara: ficar preso aos nossos princípios mostraria falta de consideração e até arrogância. Então, Ahimsa tem a ver com as nossas tarefas e responsabilidades também. Pode até significar que devemos lutar se nossa vida estiver em perigo. Devemos, em cada situação, adotar uma atitude refletida. Esse é o significado de Ahimsa.
Comentários
Postar um comentário