Os oito angas

O Yoga Sutra é um dos livros mais importantes do Yoga e nele estão contidas todas as formas de Yoga que existem.
Este precioso livro foi complicado pelo sábio Patanjali e contém instruções para que cada indivíduo consiga acessar a sua essência e todo seu potencial.
Ashtanga Yoga é um método deste livro onde Ashta significa oito e anga significa partes. Essas oito partes do Yoga nos guiam no caminho para a liberdade de espírito. São elas: Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi.



Yama e Niyama: As atitudes que temos com as coisas e pessoas ao nosso redor, ou seja, todo tipo de relacionamento com o que é externo a nós é chamado de Yama e todo relacionamento interno, consigo mesmo é chamado de Niyama - são as proscrições e prescrições éticas.
Yama e Niyama tratam da nossa atitude social e do estilo de vida, como interagimos com as pessoas, com o ambiente e com nós mesmos e nossos problemas pessoais.
Os cinco Yamas são: Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacarya, Aparigraha.
Os cinco Niyamas são: Sauca, Samtosa, Tapas, Svadhyaya, Isvarapranidhana.

Cada um destes tópicos trazem lições que ao aplicarmos em nossas vidas se traduz em redução de stress, ganho de qualidade de vida e enorme satisfação. Ao inserir esses 10 conceitos em sua vida e tentar verdadeiramente vivê-los você estará dando um enorme passo em direção a um estilo de vida Yogi.

Asanas: Talvez o tópico mais conhecido, os asanas são as posturas físicas que fazemos, tentando vencer as dificuldades como a inquietude, a fragilidade, o medo, a resiliência, entre outras, com o intuito final de relaxar a mente e meditar de forma confortável por um longo período de tempo.

Pranayamas: O prefixo “prana” significa energia vital e o sufixo “Yama” significa controle.
Portanto, pranayamas são exercícios de controle da energia vital através da respiração pelas narinas.
Quanto maior o controle da sua respiração, melhor a qualidade de vida, uma vez que é através da respiração que recebemos o Prana (nossa fonte de energia vital)
Normalmente, esses exercícios estão atrelados à uma prática de yoga completa e podem ser realizados antes, durante ou depois da prática.

Pratyahara: Significa abstração dos sentidos. Liberar a atividade sensorial do domínio das imagens exteriores.
Significa romper por completo a ligação entre mente e sentidos - fazendo com que estes permaneçam indiferentes e sem influência.
É fazer com que os sons e imagens externas não sejam o foco da sua atenção, e sim levar o a sua concentração para o lado de dentro.
A prática de asanas é uma maneira de se praticar pratyahara - uma vez que durante a prática nenhum som externo deve perturbar sua mente e as dificuldades das posturas são melhoradas quando você tira a atenção do desconforto e leva sua atenção para a respiração por exemplo.

Dharana: Esse é o sexto estágio das 8 partes do Yoga (Sutras de Patanjali). 
Dharana consiste em sustentar a concentração ou o foco de atenção em uma única direção. É a condição na qual a mente se localiza e se concentra em um único ponto.
Contemplação profunda e reflexão podem criar as condições certas, tornando esse foco em um ponto único mais intenso. Quanto mais estimularmos uma atividade particular da mente, mais intensa ela se torna e mais as outras atividades mentais se dissipam.
Esse é um estágio antes de se atingir o estado meditativo. 

Dhyana: Em dhyana, a mente se move em uma direção, como um rio tranquilo, e nada mais está acontecendo. É um estado de meditação onde as flutuações da mente cessam.

Samadhi: Este é o objetivo final, a "meditação completa". É quando o indivíduo consegue ficar tão absorto com algo a ponto de se fundir completamente com aquilo, tornando-se um só.
Samadhi significa "unir, fundir" e neste estado nossa identidade pessoal (nome, profissão, etc) desaparece completamente.
No momento em que samadhi ocorre, nada mais existe e nos tornamos uma unidade com o todo.
Pode ser traduzido como “meditação completa”. É a através da expansão da consciência que o indivíduo entende o propósito de sua existência em comunhão com o Universo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas como se atinge essa etapa e como prática-la? No Yoga, nós trabalhamos isso através da meditação. Essa meditação pode ser ativa – durante a prática de Yoga.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado do Mantra OM Shanti e Hari OM

Yogasana - Os Benefícios de Praticar Yoga

Porque respirar pelas narinas ?